Há alguns meses, enfrentávamos um desafio crítico na execução de nossos backups com o Veeam Backup: os backups Full e Synthetic Full estavam levando tempo demais — em alguns casos, mais de 24 horas para processar cerca de 30 TB de dados.
Na época, utilizávamos o TrueNAS com o sistema de arquivos ZFS, instalado em um servidor SuperMicro com 24 discos de 18 TB, rodando RAID via software. Embora o ZFS seja robusto, o desempenho dos backups não estava atendendo às nossas necessidades.
Ao conversar com parceiros com experiência em Veeam, surgiu uma sugestão valiosa: migrar para o sistema de arquivos XFS, que permite o uso do recurso fast cloning — uma funcionalidade que acelera significativamente os backups full. Fizemos alguns testes e os resultados foram muito satisfatórios.
Como tínhamos outros requisitos no ambiente — como RAID por software, múltiplos tipos de compartilhamento (SMB, NFS, S3), controle de cotas e isolamento de usuários — partimos em busca de uma solução NAS flexível que suportasse tudo isso com XFS. Após alguns testes, encontramos o Open Media Vault (OMV) e ele atendeu perfeitamente às nossas necessidades.
Com a nova estrutura baseada em OMV e XFS, conseguimos reduzir o tempo dos nossos backups full de 24 horas para apenas 4 horas.
Como notamos que há pouco conteúdo em português sobre o Open Media Vault, decidimos criar um curso básico gratuito, mostrando passo a passo como utilizamos o OMV no nosso ambiente e como você pode adaptá-lo ao seu cenário.
Se você está enfrentando problemas com backups demorados no Veeam, ou se está em busca de uma solução NAS poderosa e flexível, esse curso pode ser o ponto de partida ideal para a sua jornada.
Ti na Prática surgiu como uma forma de ajuda para o pessoal da TI, contamos com wikis práticas e diretas, vídeos com passo a passo no YouTube.
contato@tinapratica.com.br